Retomada de eventos – COVID19

Retomada de eventos – COVID19

A partir de hoje, 28.09.2020, Recife e algumas regiões do estado de Pernambuco retomam a execução dos eventos sociais sob novos protocolos para prevenção do COVID-19. Baseado no protocolo divulgado pelo Governo do Estado, listaremos aqui pra vocês como se dará essa retomada e quais serão os protocolos a serem seguidos.

 

Iniciando pela capacidade, os eventos sociais estão autorizados a acontecer com capacidade de até 100 pessoas ou 30% da capacidade do local, o que for menor. Ou seja, uma casa de festa com capacidade para 500 pessoas, só poderá realizar eventos para 100 pessoas no máximo e um outro espaço de eventos com capacidade para 300 pessoas só poderá executar festas para o máximo de 90 pessoas.  Além disso, devem acontecer exclusivamente em casas de festas, hotéis ou ambientes preparados para essa finalidade.

 

A logística desses eventos também deverá ser pensada incluindo alguns protocolos. O acesso dos trabalhadores e convidados deverá ser, preferencialmente, por portas exclusivas para entrada e portas exclusivas para saída. Se possível, o número de acessos deverá ser ampliado para que não exista aglomerações. O distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas deverá ser respeitado em todo o espaço do evento: entrada, corredores, filas de acesso aos banheiros, salões, cadeiras e qualquer outro espaço. Isso também deve acontecer durante a montagem e desmontagem do evento.

 

Nas mesas dos convidados dispostas nos salões, só podem ter o máximo de 10 pessoas em cada uma. Além disso, será preciso garantir o distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre as pessoas de mesas diferentes. Para isso, caso não haja cadeiras entre as mesas, basta considerar a distância de 1,5m entre as bordas das mesas. No caso de haver cadeiras, adicionar mais 0,5m caso haja em apenas uma das mesas e 1 metro se houver cadeiras entre as bordas em ambas as mesas.

 

Cada fornecedor deverá reduzir ao máximo o número de trabalhadores envolvidos na entrega de seu produto ou serviço a fim de evitar contatos desnecessários entre trabalhadores e clientes. Além disso, os fornecedores deverão oferecer um sistema de trabalho seguro para todos os seus trabalhadores envolvidos no evento.

 

Os buffets e/ou fornecedores responsáveis pela alimentação do evento deverão seguir os protocolos do Setor de Alimentação como: revisar as rotinas de recebimento de mercadorias e limitar o contato pessoal onde as mercadorias são recebidas ou manipuladas; reduzir e controlar rigorosamente o acesso de pessoas externas às áreas de produção e manipulação de alimentos; quando oferecer temperos como sal e pimenta, além de itens como palitos de dente, guardanapos, talheres e adoçantes, priorizar o formato de sachês individuais. 

 

Todos os funcionários, participantes e prestadores de serviço deverão fazer uso obrigatório da máscara durante todo o evento. Apenas os artistas (cantores) poderão retirar a máscara durante sua apresentação e, em seguida, colocar novamente. Os convidados apenas poderão retirar a máscara no momento da alimentação e consumo de bebidas, exclusivamente quando estiverem sentados, não podendo estar neste momento circulando no ambiente. 

 

Deverá ser disponibilizado a funcionários e clientes álcool gel 70% em vários locais do espaço do evento e durante toda duração do mesmo (incluindo montagem e desmontagem). Além disso, a limpeza e desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, balcões, teclados, maçanetas, botões, etc.) e banheiros deverá ser reforçada a cada 2h.

 

Todos esses protocolos deverão ser respeitados pelo contratante, convidados e prestadores de serviço envolvidos no evento. Em caso de descumprimento de alguma das normas, medidas cabíveis deverão ser tomadas pela empresa responsável pela realização do evento.

 

Lembramos a vocês que tudo isso são protocolos em prol da segurança de todos nós que estaremos envolvidos no evento. 

É muito importante a conscientização e respeito dos seus convidados a esses protocolos!

Fonte: //www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

Leave a Comment

Your email address will not be published.